Nos deixou no último dia 4 de março aos 61 anos o cantor jamaicano Edi Fitzroy. Fitzroy Edwards nasceu no dia 17 de novembro de 1955 em Clarendon, Jamaica e despertou seu interesse pela música desde jovem através do seu pai, Vasco Edwards que comandava um sound system.
As primeiras gravações de Edi Fitzroy chamaram a atenção do lendário produtor e radialista jamaicano Mikey Dread que lançou o primeiro single do artista, intitulado “Miss Molly Colly”, uma das dez músicas mais tocadas na ilha em 1978.
No mesmo ano Edi fez turnê pela Europa e Reino Unido ao lado de Mikey, abrindo os shows da lendária banda de rock “The Clash”.
Os principais álbuns de Edi Fitzroy foram gravados com a incrível banda Roots Radics, tais como “Youthman Penitentiary” e “Check For You Once”. O artista desde a década de 80 era considerado um dos mais conscientes e já falava inclusive sobre igualdade para as mulheres naquela época.
Sua música “Princess Black” de 1984 exalta a mulher negra e foi uma homenagem à sua mãe.
Através do Facebook, o baixista Errol “Flabba” Holt (Roots Radics) prestou uma homenagem e citou Edi Fitzroy como um inovador e vocalista de estilo único.
Edi faleceu no May Pen Hospital em Clarendon, onde vinha sendo internado frequentemente nos últimos três meses.
Fonte: Rafael Surforeggae
0 comments:
Postar um comentário