segunda-feira, 6 de março de 2017

O adeus a mais um distinto nome do reggae jamaicano, o veterano Edi Fitzroy! Saiba mais.


Nos deixou no último dia 4 de março aos 61 anos o cantor jamaicano Edi Fitzroy. Fitzroy Edwards nasceu no dia 17 de novembro de 1955 em Clarendon, Jamaica e despertou seu interesse pela música desde jovem através do seu pai, Vasco Edwards que comandava um sound system. 

As primeiras gravações de Edi Fitzroy chamaram a atenção do lendário produtor e radialista jamaicano Mikey Dread que lançou o primeiro single do artista, intitulado “Miss Molly Colly”, uma das dez músicas mais tocadas na ilha em 1978. 

No mesmo ano Edi fez turnê pela Europa e Reino Unido ao lado de Mikey, abrindo os shows da lendária banda de rock “The Clash”. 

Os principais álbuns de Edi Fitzroy foram gravados com a incrível banda Roots Radics, tais como “Youthman Penitentiary” e “Check For You Once”. O artista desde a década de 80 era considerado um dos mais conscientes e já falava inclusive sobre igualdade para as mulheres naquela época. 

Sua música “Princess Black” de 1984 exalta a mulher negra e foi uma homenagem à sua mãe. 

Através do Facebook, o baixista Errol “Flabba” Holt (Roots Radics) prestou uma homenagem e citou Edi Fitzroy como um inovador e vocalista de estilo único. 

Edi faleceu no May Pen Hospital em Clarendon, onde vinha sendo internado frequentemente nos últimos três meses.



Fonte: Rafael Surforeggae

0 comments:

Postar um comentário